Rio de Janeiro

Bem vindo ao Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva.

 

+CONTEÚDOS
Sobre a escola
Fale Conosco
Cursos
Links úteis
Downloads
Serviços
Projetos

 

 

 
Em 1976  foi feito um convênio entre o MEC e o BIRD (orgão americano que financiava educação). Esse convênio chamou-se de PREMEN (Programa de Melhoria do Ensino) e foi planejado que seriam construídas 6 escolas voltadas para o ensino Profissional de 2º grau e dando cumprimento à obrigatóriedade de 2º grau profissional (foram as Habilitações Básicas). Uma dessas escolas estava programada para ficar na Baixada Fluminense e graças à intervenção do então Deputado Federal Alcir Pimenta, que apresentou um relatório ao Ministro da Educação provando a necessidade de Campo Grande ter essa Escola, pois não possuia essa formação na rede oficial.
Em 1979 iniciou-se a contrução dessa Escola que recebeu o nome de Miécimo da Silva, em homenagem ao Deputado Estadual de grande popularidade em Campo Grande, que havia falecido já que era compadre do então governador Chagas Freitas (antiga Guanabara).

Em 1980 com as instalações modernas para aulas práticas nas Habilidades Básicas: Administração; Comércio; Construção Civil; Saúde e Eletricidade era entregue a primeira Diretora, Profª Florence de Oliveira Lima e Silva, viúva de Miécimo da Silva, hoje moradora de Campo Grande. Inalgurado em 1981, os alunos dos Colégios Estaduais: Freire Alemão, Raja Gabaglia e Barão do Rio Branco, recebiam aulas do Núcleo Comum nas suas Escolas e disciplinas profissionalizantes no CIEMS.

Representantes do CIEMS participavam de Conselhos de Classe nas Escolas de origem dos alunos. A partir de 1983, esse sistema começou a ser desativado para cuprimento da nova Legislação que desobrigava o 2º grau profissional e inicia-se uma nova fase no CIEMS, quando recebe alunos só seus na 1ª série dos Cursos Técnicos: Contabilidade, Administração e Edificações e foi criada a 4ª série para os alunos que tivessem as Habilidades Básicas, sistema desativado em 1985.
Durante esses anos, o CIEMS recebeu alguns prêmios dados por autoridades educacionais: Escola Padrão (Secretaria Estadual de Educação) Aluna 1ª classificada no Brasil para a prova do ingresso no CRC (Conselho Federal de Contabilidade).
Com a lei Federal 9394/96 o CIEMS configura também a identidade do Ensino Médio como uma etapa de consolidação da educação básica. O funcionamento é realizado em três turnos: manhã, tarde e noite de segunda a sexta-feira e aos sábados pela manhã no curso de Edificações.

Atende uma clientela encaminhada pela SEEDUC através do sistema de gerenciamento de matrícula através da INTERNET, orinunda de diversos bairros circunvizinhos e também de outros municípios próximos.

No ensino profissional , desde de 2007, com a edequação dos cursos pela Secretaria Estadual de Educação, os alunos são inseridos através de uma avaliação classificatória promovida pela U.E., que se justifica pela demanda que não corresponde ao número de vagas ofertadas, possibilitando assim um acesso justo e desprovido de beneficiamento.

.
 
Entrada atual
 

 

Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva © . Todos os direitos reservados.
Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ
www.ciems.com.br - direcao@ciems.com.br - tel.: 2333-6845